Utilizando o rio como importante instrumento para o aprendizado, lazer e estudo uma das maiores obras de engenharia hidráulica do mundo: a eclusa de Barra Bonita, inaugurada em 1973 a primeira da América do Sul, são basicamente enormes câmaras que ao encherem-se de água, elevam as embarcações e as abaixam ao esvaziarem-se. A eclusagem usa exclusivamente a força da gravidade para o seu funcionamento. Na Olaria os alunos vão ver o barro até o final da matéria-prima e todo o processo que ocorre desde o início da colonização.
Este é o único aquário temático da América Latina e não se limita apenas a vida aquática, o local possui outras atrações como: Setor África, Setor Indonésia, Setor Austrália e Setor Argentina. Os alunos vão poder conhecer mais de 2.500 animais da fauna brasileira e mundial, aprender sobre os hábitos de animais como jacarés albinos, tartaruga mordedora, tubarão branco, pinguins, jacarés, lagartos, urso polar e cangurus.
Localizado no Palácio das Indústrias, centro de São Paulo, o Catavento Cultural conta com aproximadamente 250 atrações, que estão divididas em quatro grandes seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. O objetivo do local é apresentar ao público conhecimentos científicos e culturais de forma lúdica e interativa para todas as idades.
Nosso roteiro abordará temas como a formação da Terra e as mudanças geográficas e climáticas ocorridas há milhões de anos. Além disso, será possível identificar nos tipos de rocha encontrados na região, os indícios da era glacial no Brasil. Visitaremos alguns dos parques geológicos mais conhecidos do estado de São Paulo nas cidades de Itu - Parque do Varvito e Salto - Rocha Mounnée e Memorial do Rio Tietê. Já em Botucatu visitaremos um dos mais ricos museus de mineralogia: MAGMA. Terminando nosso dia em uma mineradora na cidade de Saltinho, onde os alunos poderão vivenciar a busca por fósseis milenares escondidos entre as rochas sedimentares.
Nesta expedição, os alunos vão conhecer a estrutura geológica específica do Estado de São Paulo. Em Botucatu/SP, a visita será no Eco Parque Pedra do Índio local onde afloram camadas de rochas sedimentares, formadas durante uma época em que o território nacional esteve recoberto por um vasto deserto, cujas dimensões devem ter sido maiores que as do atual deserto do Sahara. Visitaremos o Museu Aberto de Geociências, Mineralogia e Astronomia (MAGMA), o acervo é composto por amostras de rochas, fósseis entre eles as trilobitas e o Mesosaurus Brasiliensis. Já no final, os alunos vão poder ver a rocha basáltica que reveste o parque Cacheira da Marta que expõe essa formação rochosa em um museu geológico a céu aberto.
Localizada na cidade de Agudos/SP, a Fazenda São Benedito proporciona aos seus visitantes contato com a natureza e a vida do homem do campo. Com o objetivo de uma viagem de volta ao tempo, nosso passeio inclui visita a Casa Sede construída em 1902 e pela casa dos imigrantes europeus, quando chegaram ao Brasil para o cultivo do café. Na estação de Aventura, o desafio dos alunos será passar pela rampa de escalada, pela ponte de cordas e descer por 2 tirolesas que juntas somam mais de 80 metros. E mais atividades de recreação, como: jogos, brincadeiras, músicas e contos folclóricos.
O Zoológico de São Paulo é o maior jardim zoológico do Brasil e o 4º do mundo, com mais de 3.200 espécies de animais, abrigados em recintos que reproduzem seus habitats naturais. Na visita, os alunos entenderão a importância do zoo para a cidade, além de viver essa experiência com centenas de animais nativos e exóticos em meio à Mata Atlântica. Terão também a possibilidade de observar diversos animais, identificando as principais características de cada espécie, bem como diferenciá-las.
Localizado na cidade de Brotas/SP, o Peraltas oferece uma experiência única de contato com a natureza e a agradável vida no campo, além das delícias da gastronomia típica da fazenda e uma das melhores estruturas de lazer e monitoria do interior de São Paulo. A Fazenda Peraltas com mais de 32 alqueires, em área plana e gramada, oferece ampla visão de todos os setores, trazendo assim segurança e facilidade propícia de acesso e mobilidade entre as áreas da fazenda.
Imersos em um clima de aventura e descoberta, os alunos estarão prontos para assimilar informações e ter conhecimentos que não serão memorizados, mas que se tornarão simplesmente inesquecíveis. Além disso, com uma infraestrutura impecável, profissionais altamente capacitados e uma organização minuciosa, o Sítio do Carroção localizado em Tatui/SP, faz de sua saída pedagógica um acontecimento inesquecível - e por isso foi eleito pelo Discovery Channel o Melhor da América Latina.
O museu está localizado em um dos principais palcos do futebol brasileiro, o Estádio do Pacaembu. Lá, os alunos podem vivenciar um novo conceito de museu, além de compreender a relevância do futebol no Brasil, identificando seus ídolos e a importância do esporte para a formação do povo brasileiro. Nesta visita, trabalharemos também a história do estádio e seus arredores, analisando a arquitetura, o formato das ruas e sua relação com o relevo da região.
Localizado na antiga Hospedaria de Imigrantes, que recebeu mais de 2,5 milhões de pessoas entre 1887 e 1978, o Museu da Imigração é uma viagem no tempo, com o intuito de promover o encontro de diferentes culturas e o diálogo sobre a imigração. A atividade também fará uma análise das contribuições expressivas que os imigrantes trouxeram para a história e formação do país por meio de seus costumes, sotaques, culinária e vestimentas, que estão presentes até hoje em nosso cotidiano.
Localizado no Parque Ibirapuera em São Paulo, o Museu Afro Brasil conserva um acervo com mais de 6 mil obras de artistas brasileiros e estrangeiros, produzidas entre o século XVIII e os dias de hoje. Entre as obras exibidas, estão pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas. Nesta visita, os alunos realizam um resgate da herança cultural e artística do negro no Brasil, reconhecendo elementos da imensa diversidade das culturas africanas, além de analisar as particularidades das religiões afro-brasileiras.
O Memorial da Resistência de São Paulo é dedicado à preservação da memória da resistência e da repressão políticas do Brasil. Lá, os alunos realizam um resgate histórico do prédio que abrigou o DEOPS (Departamento Estadual de Ordem Pública e Social de SP), com visitas a celas que foram utilizadas durante a Ditadura Militar, onde eles poderão identificar as múltiplas manifestações de resistência ocorridas época, além de trabalhar a conscientização sobre direitos humanos e cidadania.
Pinacoteca o museu de artes visuais mais antigo de São Paulo, os alunos vivenciarão uma experiência de compreensão da arte como um saber cultural e gerador de significados. Lá, eles terão a oportunidade de interpretar algumas das obras mais icônicas da produção brasileira dos séculos XIX e XX. No acervo da Pinacoteca, há obras de grandes artistas, como Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Cândido Portinari, Almeida Júnior, entre outros.
Ibirapuera, o maior e mais famoso parque público de São Paulo, contém inúmeras opções culturais e recreativas para todas as idades. Uma das visitas será aos monumentos às Bandeiras e ao Obelisco do Ibirapuera, onde faremos um resgate histórico de momentos importantes da história do Brasil e de São Paulo, como o processo do bandeirantismo, sua importância e a revolução ocorrida no estado em 1932.
Dentro da antiga sinagoga do Bom Retiro e integrado ao circuito histórico cultural da Luz, está o Memorial do Holocausto, que relembra o trágico período que vitimou milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Com acervo interativo e audiovisual, que conta através de fotos, vídeos, objetos e instalações, o memorial faz um rico resgate histórico por meio de visitas monitoradas e ações educativas. Lá a história, arte, religião e cultura se misturam em um ambiente especial, totalmente voltado para o conhecimento e a reflexão.
O PETAR - Parque Estadual Turístico Alto do Ribeira é caracterizado pela grande quantidade de cavernas que abriga, são mais de 350 e possui um dos mais bem preservados ambientes naturais, tanto na questão animal quanto botânica. Na viagem, os alunos serão levados a descobertas incríveis e experiências únicas, entendendo o quanto o turismo é importante para o desenvolvimento da região.
Este foi o primeiro planetário do Brasil, localizado no Parque Ibirapuera inaugurado em janeiro de 1957, tratando-se de um importante patrimônio histórico, científico e cultural de São Paulo. Os alunos terão noções de astronomia, observação do céu, meteoritos, sistema solar, estrelas e galáxias em incríveis projeções que simulam a imensidão do céu.
A cidade fascinante que consegue ser ao mesmo tempo italiana, japonesa, árabe e latina, ter suas diversas paisagens, gastronomia e seus sotaques. A capital paulista é um dos poucos lugares capazes de mesclar harmoniosamente modernidade e história. Visitando os principais pontos turísticos da cidade, os alunos irão vivenciar, analisar e compreender melhor as características da maior cidade do país.
MASP - Museu de Arte de São Paulo, um dos principais cartões-postais da capital paulista. Lá os alunos irão conhecer e analisar um dos mais importantes acervos de artes plásticas da América Latina, identificando os vários períodos da história da arte, bem como suas características, construindo a ideia de que a história do mundo é refletida e contada nas várias manifestações artísticas.
O Parque da Mônica é o maior parque coberto da América Latina, tem 12 mil m² e capacidade de atender 3.000 pessoas simultaneamente. Tem o objetivo de proporcionar diversão para toda família com atrações desenvolvidas nos conceitos temático, interativo e educativo. De forma lúdica, os visitantes terão uma experiência inesquecível com diversas opções de entretenimento em companhia da Turma da Mônica.